quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Itália: Encerrada casa-museu onde nasceu pintor Modigliani



"A casa-museu onde nasceu o pintor Amedeo Modigliani (1884-1920), situada em Livorno, na região Toscana, em Itália, foi encerrada devido a disputas entre os donos, os irmãos galeristas Giorgio e Guido Guastalia.
De acordo com a imprensa local, Guido Guastalia, proprietário de metade do imóvel, revogou o contrato de aluguer da parte que possui alegando motivos pessoais, o que levou ao encerramento do espaço de interesse cultural e artístico localizado no número 38 da rua Roma de Livorno.
O outro irmão, Giorgio Guastalia, é director da casa-museu e presidente da sociedade gestora, sendo co-proprietário dos restantes 50 por cento do imóvel, um dos poucos elementos que ligam Modigliani à cidade natal.
Giorgio Guastalia já exprimiu o desejo de chegar a um acordo com o irmão para reabrir o museu.
No primeiro piso, onde nasceu o pintor no seio de uma família pobre, encontra-se uma ampla documentação didáctica sobre a vida e a obra dos anos passados em Livorno (1884-1906) e os da maturidade artística, já em Paris, de 1906 a 1920, altura da morte por meningite tuberculosa.
Reconstruída com base em documentos da família e com algumas peças originais, a casa converteu-se num centro de estudos sobre a obra do artista.
A pintura de Modigliani, cuja primeira exposição fez escândalo por mostrar nus na vitrina de uma galeria parisiense, destacou-se numa época em que a arte pictórica, confrontada com a fotografia, lutava para conquistar um espaço próprio. "


Diário Digital


É sempre de lamentar quando espaços destes são encerrados.

Sem comentários:

Enviar um comentário