domingo, 19 de julho de 2009

Lixo britânico despejado em portos brasileiros

Preservativos, fraldas, seringas e pilhas do Reino Unido amontoam-se nos portos de Santos e Rio Grande

"Dezenas de contentores britânicos carregados de lixo tóxico chegaram ao Brasil e estão a provocar polémica nos dois lados do Atlântico.
"O segredo sujo do Reino Unido" foi o título escolhido pelo diário britânico The Times para abordar esta questão, em termos críticos. O caso foi noticiado por outro jornal de Londres, o Daily Telegraph, que garantia: "Grã-Bretanha larga lixo tóxico no Brasil." Segundo este diário, a ministra britânica do Ambiente, Hillary Benn, ordenou uma rigorosa investigação a duas empre-sas britânicas que estão ligadas a este caso - a Worldwide Biorecyclables e a UK Multiplas Recycling.
De acordo com a BBC, Benn teria admitido à imprensa que as leis que regem o envio de lixo para outros países poderão não estar a ser devidamente cumpridas, como este caso indicia. "Devemos aprender com estas lições", acentuou.
A polícia federal brasileira está a investigar a origem de 89 contentores que foram encontrados nos portos de Santos e Rio Grande, e na alfândega de Caxias do Sul, com centenas de toneladas de lixo. Entre o material encontrado, estariam pilhas, fraldas, seringas e preservativos - tudo material usado. "

DN

O lixo dos paises a norte do equador é despejado nos paises a sul do equador?

Sem comentários:

Enviar um comentário